João Camacho

Camacho

Marketing e Vendas.

  • Promotor de vendas em 1997, 1998 e 1999 para “Exclusiva – Organização, Comunicação e Serviços”, e Organizador / Supervisor de promoções para a mesma empresa, em 1998 / 1999. Enquanto promotor, as funções exercidas baseavam-se no contacto directo com Clientes, transmitir a imagem de Produtos / Bens ou Serviços. Já como supervisor, baseavam-se em organizar e controlar as acções promotoras na área da Grande Lisboa, Porto, Algarve, etc.;
  • Ingresso na Marinha Portuguesa em Novembro de 1999, em Regime de Voluntariado (R.V.). Ingresso na Classe de Comunicações Navais – C.F.G., terminando o curso com média final de 16 valores. Compromisso com a Marinha Portuguesa terminado em 31 de Janeiro de 2001 por opção;
  • Gestor dos Serviços Pós – Venda / Assistência Técnica (escalão – Técnico Comercial), no departamento DCLC/SPV/GSC (Direcção de Compras e Logística Comercial / Serviço Pós – Venda / Gestão do Serviço ao Cliente) na sede da TMN – Telecomunicações Móveis Nacionais, S.A.. Primeiro contrato na TMN data de 08 de Fevereiro de 2001. Entrada para os quadros permanentes da Empresa a 08 de Fevereiro de 2002, tendo terminado as funções em Dezembro de 2003, por opção, tendo-me candidatado por esta altura ao Holmes Place Health Clubs;
  • Consultor Comercial (Sales Consultant) no “Holmes Place Health Clubs”, nomeadamente no Holmes Place Av. 5 de Outubro, desde 5 de Janeiro de 2004. A função desenvolve-se acima de tudo como Corporate Consultant, isto é, abordagem comercial a empresas, grandes grupos e PME’s, no sentido de estabelecer parcerias comerciais entre ambas as entidades. Funções exercidas também na área do marketing do grupo britânico de Health Clubs, desenvolvendo acções locais, promocionais, quer no interior quer no exterior. Formação na área de vendas, relações comerciais, PNL, entre outras.
  • SANA Hotels (Grupo Azinor), desenvolvendo funções na área de promoção, comercial e Relações Públicas, estando inserido no departamento Corporate da Direcção de Vendas e Marketing da cadeia, em 2006.
  • Em Junho de 2006 iniciei a convite do Grupo Teixeira Duarte (TD Hotels) um novo projecto na área do fitness, tendo feito parte da criação da marca e cadeia de ginásios “CLUB L”, tendo iniciado as minhas funções como Director Comercial (2006 – 2008). De 2008 a 2010 acumulei as funções de Director Comercial com a Direcção de Marketing. De 2010 a 2014 passei a desenvolver funções de Director de Clube, tendo gerido Clubes em Oeiras, Torres Vedras, Faro e Amadora.
  • Em Maio de 2014 aceitei o convite da marca “Pump Fitness Spirit”, uma nova cadeia de ginásios “low cost” na zona da grande Lisboa, tendo iniciado as funções como Director de Clube acompanhando a pré – abertura de Clubes em Odivelas e Amadora e tendo passado em Setembro do mesmo ano a Area Director. A função de Área Director era muito diferente da de Diretor de Clube e, portanto, a capacidade de alterar sua abordagem para gerenciar os outros era um fator chave na determinação da adequação de alguém e sucesso a longo prazo. A principal tarefa de Área Director era a de gerir e assumir a responsabilidade global do sucesso dos meus Clubes, orientando todos os aspetos operacionais de cada Clube e impulsionando as vendas, enquanto minimizávamos os custos. Era responsável por garantir que os Diretores de Clube e a sua equipa mantinham os mais altos padrões de funcionamento e organização e que comercializavam adequadamente os serviços. Era responsável pela implementação de todas as políticas e procedimentos pedidos pela organização. Tinha de garantir que contratávamos em cada unidade elementos capazes de operar de acordo com a cultura da empresa de modo a proteger a propriedade e os ativos da mesma. A gestão de tempo de um Área Director era dividida entre um número de Clubes e os gestores desses clubes, que poderiam necessitar de diferentes níveis de suporte e tempo. Finalmente, entregar resultados de acordo com o plano de negócios estipulado com a Administração.
  • Consultor da Gnosies (https://www.gnosies.com/pt/consultores/) dando formação na área das Vendas e Marketing, desde 2006.
  • Fundador da JPC Consulting em 2019. Empresa de Consultoria que operava nas seguintes áreas:
    • Consultoria em Gestão de Negócios;
    • Desenvolvimento de Estratégias Comerciais;
    • Desenvolvimento de Estratégias de Marketing;
    • Angariação e Retenção de Clientes;
    • Formação na área Comercial e Marketing;
    • Agência de Design e Comunicação;
  • Coordenador Comercial e Marketing na Clínica de Estética Dentária Dr. Ricardo Silva Marques. Integrei este projecto como comercial, mas após o primeiro mês recebi o convite para ser Coordenador dos departamentos que iria implementar na Clínica (Comercial e Marketing), inexistentes até então. Esta Clínica opera com 98% dos seus Clientes sendo portugueses residentes no estrangeiro, sendo 80% da Suiça e os restantes de França, Reino Unido, Bélgica e Luxemburgo. A base de captação de Clientes são viagens a cidades nestes países, com consultas de avaliação em hotéis feita pela equipa de dois médicos dentistas, acompanhados pela equipa comercial, de forma que os pacientes sejam avaliados, seja feito um plano de tratamento e um orçamento. Já na Clínica em Lisboa, essa base de dados é trabalhada de forma a trazer esses pacientes a Lisboa para procederem aos seus tratamentos, com valores mais acessíveis do que nos países onde residem, no seu país – natal. As minhas funções passaram por implementar um departamento comercial e todas as ferramentas necessárias ao bom funcionamento deste departamento, gestão de recursos humanos, organização de toda a base da Clínica que até então se encontrava apenas em papel, implementação de um software e informatização da Clínica, definição de procedimentos, estratégias e gestão de resultados junto da Gestão da Clínica. Enquanto Coordenador de Marketing, implementei e estruturei uma estratégia de comunicação, contratação de agência de marketing para o Rebranding da marca visando o seu crescimento no mercado e projecto de internacionalização, redefinição das redes sociais e respectiva estratégia online até então inexistente, contratação de um recurso para a gestão permanente destas redes e interacção com o público – alvo, definição de investimentos de publicidade nestas redes para potenciar a procura e captação de potenciais pacientes, entre outras. Fui também contratado para trabalhar com o Gestor da Clínica em todos os assuntos gerais como fornecedores, recursos humanos, gestão financeira, desenvolvimento do projecto de candidatura Portugal 2020 e PRR-21 com vista a obter subsídios para o desenvolvimento e crescimento da Clínica, compras, gestão de stocks, instalações, entre muitas outras.

Desempenho actualmente estas funções.

  • Director de F&B no Hotel Hotel / Restaurant Manager do Restaurante Animal no mesmo Hotel, de Maio de 2022 a Março de 2023. Preparei com a Administração e Direcção do Hotel a abertura do Restaurante, sendo responsável por toda a gestão da cozinha, sala e bar, gestão de Recursos Humanos, fornecedores, encomendas, stocks, equipamentos, comunicação, marketing, parcerias, bandas musicais, gestão do software, elaboração de menus de comidas e bebidas, definição de preços/receitas/margens, entre outros.
  • Actualmente Director Comercial da Gnosies, empresa de formação na área do desporto, com cursos online e presenciais de Treinadores de Desporto e para Técnicos de Exercício Físico, com formação inicial e contínua, acreditada pela DGERT e IPDJ, trabalhamos com Federações, Associações e Escolas no sentido de formar treinadores de todas as modalidades, assim como fornecer cursos e formações com unidades de crédito reconhecidas que permitem renovar os títulos de treinador e de técnicos de exercício.
  • Liceu na área de Humanidades – terminado com média de 14,6 valores, no ano lectivo de 1997 / 1998;
  • Licenciatura em Relações Públicas e Publicidade – entre Outubro de 2001 e Julho de 2005 – média de 15 valores (regime pós – laboral) pelo Instituto Superior de Novas Profissões (INP);
  • Pós-Graduação em Coaching – na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias no ano de 2013 / 2014, com uma nota final de 18 valores.
A Gnosies é uma entidade formadora certificada e as formações são homologadas por:
direção-Geral-consumidor
direção-Geral-consumidor
IPDJ-Gnosies
Wishlist 0
Continue Shopping